segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cor


As cores.
As cores do mundo. As cores compõem o mundo e as coisas que fazem parte dele.
Catarina pensava nisso. Nas cores. Ela tinha a pele branca, o cabelo preto e os olhos cinza. Como numa imagem em preto e branco, mas ainda assim, eram cores. Talvez uma cor sem cor, mas não deixavam de ser cores.
Para quebrar o preto e branco havia um detalhe em sua roupa. A calça era preta, o tênis e a camiseta eram brancos. Mas ela usava um colar. Vermelho.
Essa imagem de Catarina tinha fundo. Desfocado, priorizando a figura humana, mas não deixava de ser um fundo. Tinha cores da escala cinza dos prédios antigos e abandonados, mas tinha também casas coloridas em azul-índigo ou amarelo-gema.
A imagem ao fundo alegrava as cores sem vida de Catarina.
As cores eram o sentido daquela foto. Elas tinham um significado no contexto e por si só. E a figura de Catarina sozinha não dizia nada.
O sentido é a cor.
O palpável é a cor.
O significado é a cor.
A lógica é a cor.
A razão é a cor.
O sentimento é a cor.
A cor é tudo. E tudo é cor.
E Catarina sabia disso. Não é de se espantar que só tirasse fotos onde houvesse um fundo que tivesse a cor que continha o significado que ela queria.
Ao olhar pela janela, ela sabia o que a vista lá fora queria dizer. Captava as cores com seus significados e decifrava o código. A imagem não era a mesma todos os dias. Uma folha roxa caída no chão ou um pássaro verde a voar faziam toda a diferença na mensagem final. Afinal, eles eram uma cor a mais, um significado a mais (ou a menos).
E assim, Catarina trabalhava as cores em sua tela. Usando a escala cinza para os "sem-sentido", como ela própria era e envolvendo-o com o colorido do significado que pretendia dar. Às vezes Catarina não pensava em dar significado nenhum. Cabe ao espectador fazer a própria leitura das cores à sua frente.
O sentido é a cor.
O palpável é a cor.
O significado é a cor.
A lógica é a cor.
A razão é a cor.
O sentimento é a cor.
A cor é tudo. E tudo é cor.

1 comentários:

Samara disse...

Eu me acho meio monocromática. Catarina tem sorte de dominar as cores assim.

©2007 '' Por Elke di Barros